Pular cursos

Pular cursos disponíveis

Cursos disponíveis

OBJETIVO: treinar profissionais para utilizar imagens de satélites ambientais em análises ou diagnósticos meteorológicos.

Este curso conta com o apoio de professores especialistas disponibilizados pela Divisão de Operações (DOP) do CPTEC/INPE.

GRADE DE AULAS:

Aula 1 Introdução Imagens de Satélites
Aula 2 Aplicações de Satélites Meteorológicos
Aula 3 Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS
Aula 4 Frentes
Aula 5 Ciclones extratropicais
Aula 6 Baixas desprendidas
Aula 7 Ondas de Leste
Aula 8 Linhas de Instabilidade
Aula 9 Sistemas Convectivos de meso escala
Aula 10 Alta da Bolívia e Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis NE Brasil

Presença mínima exigida no curso: 80% (8 aulas) 

Alunos que se ausentarem de 3 ou mais aulas NÃO RECEBERÃO CERTIFICADO.

O presente curso visa auxiliar os profissionais envolvidos no setor hidrológico interpretar os produtos derivados dos sensores remotos no planejamento de previsão e controle de enchentes e inundações.

Espera-se que os participantes dominem os conceitos básicos e as ferramentas necessárias para a compreensão dos produtos de satélites e radar. O curso abordará os seguintes tópicos:

1- Introdução à Hidrologia.

2- Descrição sumária dos conceitos de satélites e radiação.

3- Estimativa de Precipitação e do Número de Dias sem Chuvas.

4- Aplicações da Estimativa de Chuva na Modelagem Hidrológica.

5- Estimativa da Umidade do solo por Satélite.

6- Produtos de Radar Meteorológico.

Objetivo: O presente curso foi desenvolvido para auxiliar os profissionais envolvidos com o setor agrícola a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos na aplicação da informação agrometeorológica com o objetivo de melhorar a eficiência da produção agrícola, contribuindo para um ambiente sustentável.

O curso foi especialmente criado com o fim de fornecer aos participantes as ferramentas necessárias para a compreensão dos produtos de satélite e radar relacionados com a Agricultura tais como:

  1. Descrição sumária da informação de um satélite. Índice de Vegetação por Diferença Normalizada e Temperatura da Superfície Continental.
  2. O Uso de Satélites na Estimativa da Radiação Solar e Terrestre.
  3. Agrometeorologia por Satélite.
  4.  Precipitação e Número de Dias sem Chuva.
  5. Apresentação do software SigmaCast e suas aplicações na Agrometeorologia. 

Público-alvo: o treinamento está especialmente dirigido a engenheiros agrônomos, técnicos e produtores. Também, destina-se a meteorologistas, ambientalistas, geólogos e hidrólogos envolvidos no gerenciamento dos recursos do solo.

Objetivo: Fornecer aos alunos informações necessárias para a compreensão de alguns dos produtos gerados na Divisão de Satélite e Sistemas Ambientais do CPTEC/INPE. 

Público-alvo: profissionais e estudantes de ciências da terra e da atmosfera, profissionais da defesa civil, responsáveis pelo monitoramento de desastres naturais e os usuários dos produtos da DSA/CPTEC.

O curso foi especialmente criado para informar, desde uma perspectiva científica, sobre o Índice Ultravioleta bem como orientar e divulgar práticas de prevenção que minimizem a ocorrência de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol. 

O presente curso foi desenvolvido para proporcionar a habilidade na interpretação dos produtos de radar meteorológico, conhecer os princípios básicos em microfísica de nuvens e previsão imediata, assim como prover conhecimentos em interpretação de imagens e a identificação de sistemas meteorológico severo.

O curso foi especialmente criado com o fim de fornecer aos participantes as ferramentas necessárias para a compreensão dos produtos de radar e a suas aplicações. Os tópicos que serão abordados são:

1- Microfísica de nuvens.

2- Introdução ao Radar.

3- Radar Polarimétrico.

4- Técnicas de Estimativa de Precipitação Líquida sobre o Continente.

5- Previsão Imediata - Nowcasting.

6- Apresentação do software SIGMA e suas aplicações.

Público-alvo:O curso é destinado aos profissionais em meteorologia, aeronáutica, navegação, transportes, agricultura, turismo,  geração-transmissão-distribuição de energia, Defesa Civil, e/ou áreas afins que desejem adquirir conhecimentos na área de meteorologia por radar.


Pular CalendárioPular Menu PrincipalPular Navegação